sexta-feira, 2 de julho de 2010

Brasil X Holanda

O Brasil optou pela eficiência. Apesar de triste, poderia ser uma escolha coerente, como almeja ser o técnico Dunga.
Em termos de escolha, o oposto da eficiência seria o inusitado. Optar pelo inusitado seria optar por um desconhecido Ganso, ou optar como optou uma inusitada Argentina com seu Maradona e seus surpreendentes seis atacantes. Inusitado seria uma seleção com cara de família que assistiria vídeos com clipes da torcida Brasileira (família Scolari). Uma seleção inusitada usaria o segredo dos treinos secretos para abrir ao mundo uma caixa de surpresas que desnorteasse a defesa adversária.
Dunga optou pela eficiência. Mas, quando, o inusitado falha a idéia não morre. Ficam as jogadas e as reações. “O inusitado” é a escolha que faz as coisas mudarem. Planta idéias e refaz conceitos. Ao eficiente só cabe a experiência. A eficiência depende do passado e só a ele se reporta quando precisa saber o que fazer. E se falha o eficiente... Bom. Se o eficiente falha vira passado. Vira a experiência negativa para os eficientes do futuro estudarem.
A quem escolhe a eficiência, só um resultado cabe: a vitória. Só a vitória dá a quem escolheu este caminho o futuro, a memória. Quem escolheu o caminho do futebol inusitado, anti-eficiente (e eficiente no resultado final) faz sempre mais para o futebol, como faz para tudo.
A derrota dói para os dois. Mas os eficientes sentem mais. Sentem mais, por não conseguirem dar sentido real à sua proposta. Vejamos o Brasil:
Havia uma defesa eficiente... Falhou;
Criou um ambiente de total concentração sem sexo ou vinho. Um foco máximo que... Falhou quando mais precisaram estar concentrados.
O melhor jogador prendeu demais a bola e... Falhou.
A eficiência do programável meio de campo não soube o que fazer quando se viu desfalcado de duas peças.
A coerência traiu Dunga, um eficiente cabeça de área e um eficiente técnico (talvez este tenha sido seu pecado).
Para nossa sorte (aqueles para quem a copa não é pano de fundo para a seleção brasileira) existe a Argentina, o ressuscitado Uruguai e a eterna e Amsterdã...

Um comentário:

Glauco Maurício disse...

A gente quando vai crescendo acompanhando futebol, vai ouvindo um monte de clichê oportunista, e um deles cabe muito bem naquilo que o futebol se tornou hoje e muito analista preguiçoso/senso-comum adora cuspir aos quilos por aí, caíndo na boca do povo "entendo tudo de futebol de 4 em 4 anos" e se reproduzindo de forma assustadora : "Não existe mais bobo no futebol" . A grande verdade é que, não que não exista mais a "carne-assada", o time facilmente batível,a seleção do Zimbábue,etc. Ele ainda existe sim, e vai existir sempre, mas a partir do momento que a tecnologia invadiu o futebol de alto nível e casou com a "globalização" dos grandes campeonatos nacionais, todo mundo se conhece e não adianta ser uma Coréia do Norte e tentar se esconder, o equilíbrio é fato, e resultado direto e imediato de tudo isso que envolve o futebol hoje em dia,e pior do que tentar se esconder é desconhecer os adversários, eis aqui o principalmotivo da desclassificação da seleção da CBF.

O Dunga pegou uma seleção no fim de 2006 ultrajada pela opinião pública, time de farrista, descompromissados,etc. E como se defendesse uma tese de doutorado, o Dunga se valeu de uma única palavra (COERÊNCIA) para sustentar toda uma truculência, presunção, arrogância, descontrole, teimosia,etc, que contribuíram significativamente com a desclassificação.

Diante de uma estratégia quase "Hitlerista", queria convencer um país inteiro que a saída para devolver à seleção da CBF a supremacia do futebol era lançar mão do "Elenco quartel", para destruir a imagem do futebol desinteressado, da tão repetida por ele : - Falta de comprometimento e das "liberdades" da selção de 2006,e a reboque de toda essa mentalidade fechada, vem um egoísmo sem tamanho, e o pior, uma confiança excessiva em resultados de 2, 3 anos atrás.

É ser coerente convocar o Grafite tendo jogado 15 minutos uma única vez?

É ser coerente convocar o Júlio Batista RESERVA da Roma do "bon-vivant falido" campeonato italiano?

É ser coerente levar dois pseudo laterais que jogam com a 10 em seus clubes, e que não sabem o que ser um lateral há 2 anos?

E por aí vai...

Para justificar equívocos anteriores, que foram "cegados" por êxitos em seus resultados finais, Dunga montou um time a seu feitio, sem criatividade, brucutu, pouco inteligente,descontrolado,limitado,de muita vontade mas INCOERENTE !!!!

Levar Ganso, Ronaldinho Gaúcho, etc... seria a solução? - Não sabemos, mas certamente o trvesseiro dele hoje teria bem menos concreto duro e frio, por mais que ele novamente tente nos enganar dizendo estar de consciência tranquila...