quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Bem aventurados os que amam o futebol. Bem aventurados os que puderam acompanhar a mágica conquista do fluminense footbal club, deste inacreditável campeonato brasileiro de 2010. Um campeonato onde tão dignos, em suas lutas, foram os postulantes. Cada um à sua maneira fazia o brilho deste certame combinar tão bem com uma virtude sua, ou momento especial em que aparentou ser o maior.
Os adversários lutavam não por um título. Lutavam pelo título que de alguma forma seria único, seria capaz de, não só entrar em sua história, mas mudar seu rumo. Botafogo e cruzeiro esperavam na glória derradeira a honra dos desacreditados e das incríveis viradas. O Corinthians era o dono da festa, e por ter sido dono de outras festas estragadas neste ano, não podia deixar passar em branco o aniversário de uma nação.
Mas o fluminense... O fluminense foi mais que um time. Como sempre o foi. O fluminense é a personificação da tradição, a união perfeita entre a alma do futebol, da paixão da admiração e devoção mais que absoluta e incondicional.
O fluminense é algo transcendente capaz de ser nobre na derrota e despertar o amor sem aquela humilhante piedade. O amor puro de quem sabe que a derrota não lhe cabe. E quando ocorre, só fará renascer a alma guerreira do time. Do time não: da entidade chamada fluminense.
O Torcedor do Tricolor das Laranjeiras tem a companhia de todas as criaturas apaixonadas pelo futebol, que mesmo identificados com outras cores que reconhecem no pavilhão verde branco e grená aquilo que falta a todos: a magia de uma tradição perpétua sem começo nem fim, que não pode ter começado em 1902, pois se constituiu quando se associou ao fluminense, a nobreza do espírito competitivo e leal do esporte, a superação, a perfeição estética e outros valores que, de tão humanos e perenes, são desprovidos de começo e fim. Tal qual a mística tricolor.
O fluminense foi capaz de transcender o valor do torneio. O campeonato brasileiro não se tratou de simples jogos ou acúmulo de pontos.
O campeonato brasileiro de 2010 foi a continuação de uma narrativa mitológica que começou a ser construído em 2007 com parte da formalização da maestria tricolor representado pela copa do brasil.
No ano seguinte o mundo pode acompanhar a maior saga esportiva de todos os tempos sendo contada com um final dramático que só nos correspondeu na grandeza da luta. A cada superação proporcionada naquela libertadores, aqueles que ainda não haviam entendido foram percebendo o que era o fluminense. Sabendo que pelos gramados desfilavam mais que três cores e alguns atletas; sendo concebido por um breve momento, a todos, o significado de TRADIÇÃO. Pena, os deuses do futebol terem planos tão egoístas para sua própria história. Para sagrarem-se impiedosos e imprevisíveis criadores de dramas, permitiu-se a espoliação da justiça e da glória em uma sordidez cruel; que ao menos nos permitiu a certeza: fomos os melhores.
O torcedor do fluminense, em sua indisfarçada fidalguia, sempre soube a importância de seu time no cenário nacional, mas foi preciso que o destino fizesse justiça e apresentasse o fluminense a todos, em uma forma a todos compreensível.
Isso mesmo: no dia 5 de dezembro de 2010, o destino fez justiça com a torcida tricolor e com o futebol

Nenhum comentário: